Slide 2

Programa Apsen de Incentivo à Cultura


Cem Anos de Futebol Arte


Com o objetivo de homenagear a centenária história do Santos Futebol Clube foi produzido o Mural Artístico Santos Futebol Clube – 100 Anos de Futebol Arte, assinado pelo artista plástico Paulo Consentino e sua equipe, nas paredes externas do Centro de Treinamento Rei Pelé. Em paralelo foram realizadas oficinas e outras ações sociais.

O mural tem 954 metros de extensão e 3 metros de altura, com uma área total de 2.862 m². A expectativa é que a obra seja inscrita no livro dos recordes Guinness, concorrendo como o Maior Mural Artístico do Mundo. Além disso, foi produzida uma série de gravuras: Santos Futebol Clube – 100 anos de Futebol Arte, com 12 imagens selecionadas do Mural Artístico.

A oficina de arte João Pedro permitiu que estudantes do Ensino Fundamental e da APAE participassem da produção de um mural interno, nas dependências do Centro de Treinamento Rei Pelé. Já a oficina de estêncil Meninos da Vila, voltada para estudantes do Ensino Médio, produziu imagens dos jogadores para o muro.

Foi criado também o Peixe Símbolo para o Centenário do Santos. Por meio de uma parceria com a ONG Sol Cidadão, foram realizadas diversas ações sociais durante todo o período de execução do projeto. Foi programada ainda uma série de encontros com torcedores ilustres do Alvinegro Praiano. Os eventos relacionados com a comemoração tiveram “ingressos sociais”: arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos.


Veja mais:


Clique aqui e envie seu projeto