Slide 2

Programa Apsen de Incentivo à Cultura


Naquela época e hoje


Filme documentário
Roteiro e concepção: Marcio Atalla, Joana Kfuri, Luiz Adelmo
Direção artística: Luiz Adelmo

"Naquela época e Hoje" é um documentário que busca entender uma relação pouco explorada: como a saúde das pessoas está associada à saúde das grandes cidades onde elas vivem.

Conduzido pelo especialista em educação física Márcio Atalla, o documentário parte da situação corriqueira vivida numa metrópole nos dias de hoje: vida agitada, excesso de trânsito, superlotação nos transportes de maneira geral, poluição, insegurança quanto à violência e a preocupação constante em dar conta dos afazeres do dia-a-dia. Em contrapartida, o documentário buscará entender como era a vida das pessoas no século XX, em grandes capitais, como São Paulo. Um exemplo é a seguinte questão: no início dos anos 1900, como era o estilo de vida das pessoas, qual a ideia de lazer vigente, quais as doenças que mais afetavam as pessoas? E como era a cidade grande, por exemplo São Paulo? Em função dos meios de transportes, caminhava-se mais? E com isso o tipo físico dos paulistanos propiciava uma melhor condição de saúde? Será que atividades físicas eram naturalmente parte do cotidiano, em função das necessidades de locomoção, das opções de lazer existentes e dos recursos disponíveis para os afazeres mais comuns naquela época? Quais eram os problemas de saúde mais comuns no início do século passado? Quais as principais causas de morte?

Seguindo essa lógica, o documentário “Naquela época e Hoje” procurará verificar até que ponto esse desenvolvimento das grandes cidades está relacionado com o surgimento ou amplificação das doenças que mais afetam a saúde das pessoas nos grandes centros. Ao entendermos essa relação, podemos jogar luz sobre aspectos de nossas vidas, compreendendo melhor prós e contras de certos hábitos, entendendo necessidades e questionando atitudes e práticas.


Veja mais:


Clique aqui e envie seu projeto