Slide 2

Programa Apsen de Incentivo Social


TdB - Turma do Bem



A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

O fundador e presidente da OSCIP, o cirurgião-dentista Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho frente à TdB.

Dentista do Bem – O Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade em triagens que envolvem crianças de 11 a 17 anos e são realizadas em escolas da rede pública e organizações sociais de todo o Brasil.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego.

O dentista voluntário atende os jovens selecionados em seu próprio consultório. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia e próteses, por exemplo.

Atualmente, o projeto Dentista do Bem possui 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o país, em aproximadamente mil municípios dos 26 Estados e Distrito Federal – é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 400 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens da TdB e 39 mil já foram encaminhadas ao dentista.

As triagens do projeto Dentista do Bem acontecem em todo o país ao longo de todo o ano; diretores de escolas públicas e responsáveis por organizações sociais podem solicitá-las pelo telefone (11) 5084-7276 ou pela internet (http://turmadobem.com.br/br/index.php/preciso-de-um-dentista-do-bem/). Tornar-se um voluntário da TdB também é bastante simples: basta acessar o site www.turmadobem.org.br e fazer o download do Manual do Dentista Voluntário, que contém a ficha de cadastro que deve ser preenchida, assinada e enviada por correio, fax ou e-mail (digitalizada) para a TdB.


Veja mais:


Clique aqui e envie seu projeto